Eis que uma nova vontade de escrever em um blog surge em mim! Sim, eu era um fracasso com os famosos "diários" quando criança, nunca conseguir elaborar um e talvez isto justifique meu insucesso para manter uma rotina de escrita. Entretanto adoro escrever (e ler, obviamente). Cresci no meio de livros, sou licenciada em Letras Inglês e especialista em Língua e Literatura Inglesa, tudo isso me deixou muito próxima da linguagem escrita (além de gastar uma parte de minha vida na internet - onde leitura, escrita e imagem dominam).
Mas além de ter crescido em meio a livros cresci também em meio a filmes. Graças à paixão do meu pai e meu irmão mais velho pelo bom cinema. Ainda penso em fazer a faculdade de cinema, mas por enquanto é apenas um sonho distante e os filmes são apenas um dos meus hobbies favoritos.
No (abandonado) blog anterior tentei escrever exclusivamente críticas a filmes, neste, vou tentar aliar e expor minha opinião quanto a sétima arte, livros, sériados ou qualquer outro assunto que me dê na telha e eu queira incluir alguma reflexão, mas principalmente tentarei focar numa questão em alta no cinema que são as adaptações e influências literárias.
A princípio defendo que seja uma injustiça as comparações filme-livro, ao meu ver são mídias diferentes em que é necessário uma grande ginástica, na maioria das vezes, para se converter 300 páginas de letras em duas horas de imagens. Às vezes numa péssima adaptação tento admirar e imaginar o esforço dos produtores. É lamentável também quando fãs roxos de certo livro acusam a falta "daquela(s) cena(s)" (o que acontece frequentemente nas adaptações de HQs pelos nerds puristas, mas este caso é mais complexo, não se trata de cenas e sim estilo, ângulo, personagens e outras baboseiras).
Mas quando uma adaptação é boa, assim como um remake ou uma boa sacada literária, não há porque sofrer, teremos a mesma história bem contada duas vezes ou uma nova boa história inspirada no que antes também já era bom, ou antes não era tão bom assim e agora fizeram um grande milagre.
Por fim digo que este blog não tem como objetivo entreter ninguém, (mas se alguém se sentir entretido lendo-o que bom para este alguém) e sim, meramente documentar minha opinião quando a assuntos culturais ou pequenos pensamentos absolutamente descompromissados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário